Home » Uncategorized » O Celular e a Sala de Aula

O Celular e a Sala de Aula

O uso de celulares em sala de aula é um tema que tem gerado muitas discussões nas últimas décadas. Na era digital, esses dispositivos se tornaram quase uma extensão do corpo humano, oferecendo uma infinidade de funcionalidades que vão desde a comunicação até o acesso a informações em tempo real. No entanto, o uso excessivo de celulares pode ter um impacto negativo significativo no processo de aprendizagem e no desenvolvimento das crianças e adolescentes. Por isso, no Colégio Del Rey, adotamos a prática de proibir o uso de telefones dentro das salas de aula, exceto para fins pedagógicos.

Para garantir que os alunos permaneçam focados e engajados nas atividades acadêmicas, implementamos um  recipiente específico onde são colocados os celulares ao início de cada aula. Esse uso restrito dos dispositivos móveis permite que os alunos se concentrem nas aulas e interajam mais profundamente com os conteúdos e colegas. Essa abordagem tem se mostrado eficaz na promoção de um ambiente de aprendizado mais produtivo e menos distrativo.

O psicólogo social Jonathan Haidt, referência em estudos sobre o impacto da internet na infância, destaca a importância de equilibrar o uso da tecnologia com o desenvolvimento no mundo real. Haidt afirma: “O celular é um bloqueador de experiências. Nosso objetivo, como sociedade, não deve ser aposentar totalmente as telas, nem fazer com que a infância volte a ser como era em 1960. O intuito é criar uma versão de infância e adolescência que mantenha os jovens ancorados no mundo real e, ao mesmo tempo, se desenvolvendo na era digital.”

Haidt lista quatro ações que podem ser tomadas por famílias e escolas para minimizar os impactos negativos do uso excessivo de celulares:

1. Estabelecer Limites Claros: Definir horários específicos para o uso de dispositivos móveis, tanto em casa quanto na escola, ajuda as crianças a entenderem a importância do equilíbrio entre o mundo digital e o real.

2. Promover Atividades Offline: Incentivar a participação em atividades que não envolvam tecnologia, como esportes, artes e leituras, proporciona experiências ricas e diversificadas.

3. Educação Digital: Ensinar as crianças sobre o uso responsável da tecnologia e os possíveis impactos negativos do uso excessivo é fundamental para que desenvolvam um relacionamento saudável com os dispositivos. No Colégio Del Rey, oferecemos a plataforma SAS, composta por jogos pedagógicos e ambientes de ensino-aprendizagem que tornam o processo educativo mais interativo e eficaz, ao mesmo tempo em que orientamos os alunos sobre como usar a tecnologia de maneira consciente e produtiva.

4. Modelar Comportamentos Saudáveis: Pais e educadores devem ser exemplos de uso equilibrado da tecnologia, demonstrando que é possível viver bem sem estar constantemente conectado.

A decisão do Colégio Del Rey de restringir o uso de celulares em sala de aula reflete um compromisso com a qualidade da educação e o bem-estar dos nossos alunos. Reconhecemos o valor da tecnologia como ferramenta pedagógica, mas acreditamos que sua utilização deve ser controlada para que não interfira no aprendizado e no desenvolvimento social dos estudantes.

Concluímos que a educação deve evoluir para incorporar as vantagens da era digital sem perder de vista a necessidade de manter as crianças ancoradas no mundo real. Ao adotar práticas que limitam o uso excessivo de celulares, estamos preparando nossos alunos para serem cidadãos equilibrados e conscientes, capazes de aproveitar o melhor dos dois mundos.

Autora: Amanda Miarelli