Home » Del Rey Acontece » Aprendizagem com a Turminha SAS

Aprendizagem com a Turminha SAS

Se os nossos alunos já se divertiam muito durante as aulas, agora, com a turminha do SAS, a aprendizagem ficou ainda mais empolgante. Os personagens estão presentes nos materiais didáticos e acompanham os alunos do Fundamental I, ajudando na compreensão e aplicação dos conceitos aprendidos. Em cada capítulo, há diferentes propostas e desafios que buscam aprimorar habilidades fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e pedagógico do estudante. E a melhor parte, os personagens crescem junto com os alunos. Quer conhecer quais personagens farão parte do dia a dia dos alunos do Ensino Fundamental 1?

Tina (Língua Portuguesa) Olavo Bilac em seu poema “Língua Portuguesa” descreve sua língua materna como a “Última flor do Lácio, inculta e bela”, fazendo referência à origem do português a partir da língua do Lácio, o latim. Dessa forma, Tina homenageia as raízes latinas da língua portuguesa, ainda hoje consideradas representativas de cultura e erudição.

Isa (Matemática) O prefixo do grego -ísos significa “igual” em número, em força, em partes, como pode ser verificado em palavras como isonomia e isocromático. O conceito de igualdade é essencial para comparar e demonstrar resultados na Geometria, nas Grandezas e Medidas e, principalmente, na Álgebra. Assim, Isa representa a precisão dos procedimentos e da linguagem matemática.

Lito (História e Geografia) O prefixo grego líthos, ‘pedra’ ou ‘rocha’, faz referência ao elemento material da terra em palavras como litosfera e litografia. As rochas, apesar de seu aparente estatismo, estão sujeitas a transformações ao longo do tempo, justamente como a Terra e as sociedades humanas. Lito, portanto, representa as noções de mudança e permanência, conceitos centrais na História e na Geografia.

Britt (Língua Inglesa) As Ilhas Britânicas são um arquipélago situado ao largo da costa noroeste da Europa continental. Nessas ilhas, notadamente na Grã-Bretanha, os ancestrais germânicos e saxões desenvolveram a língua inglesa. Britt, por conseguinte, faz deferência ao arquipélago onde a língua inglesa se originou e a partir do qual se expandiu até ganhar o status de língua franca internacional.

Hélio (Ciências) Hélio é um elemento químico cujo nome é uma homenagem ao deus grego que personifica o Sol. Assim como o astro-rei é essencial para a manutenção da vida dos animais e das plantas, as Ciências da Natureza mantêm em constante dinamismo as relações entre o ser humano, a tecnologia e a natureza. Nesse sentido, Hélio representa a presença das ciências no cotidiano e suas implicações ambientais.

Naty (Natureza e Sociedade) No primeiro ano, a disciplina de Natureza e Sociedade compreende as disciplinas de Ciências, História e Geografia. Nesse contexto, a personagem Naty representa o ser humano em interação com a sociedade no tempo (História) e no espaço (Geografia), sem perder de vista a relação harmônica com a natureza, trazida pelo próprio nome da personagem.

Milo ( Arte) : A Vênus de Milo é uma estátua grega da antiguidade. Essa figura é uma obra de arte de destaque e se encontra no museu de Louvre, na França. Por isso, Milo representa não só a deusa grega, mas toda a arte existente na história da humanidade.

Além disso tudo, os alunos puderam recortar e montar a versão 3D dos personagens que  eles encontram no dia a dia das atividades. Nem precisa falar que eles adoraram isso tudo, né?

1. PILLAR MENDONÇA
    | Responder