Home » Aula da Fada Lily » Sistema Sensorial

Sistema Sensorial

Olá, família Del Rey!

Agora nossos aprendizes começaram a entender como funciona a língua. A aula desta semana foi sobre o Sistema Sensorial, aprofundando no sentido do Paladar.

Os alunos receberam informações bem simplificadas, de como é a estrutura superficial da língua. Como ocorre a  captura dos sabores e ainda, como essa informação fica armazenada em nosso banco de dados, que é o Cérebro. Ficou claro que o trabalho de sentir os ‘sabores’ é da língua e não dos olhos.

Então, a partir de agora, não valerá  mais olhar para o lanche ou qualquer outro alimento novidade e simplesmente dizer; “eu não gosto”. As línguas serão treinadas.

E assim será, nosso trabalho em Educação Nutricional ao longo do ano. Que vai muito além de encher barriguinhas na hora do lanche.

É um processo de construção de ensinamentos no quesito alimentar. Para que no futuro, possamos  ter indivíduos autônomos e capacitados a fazerem as melhores escolhas alimentares.

Esse processo de formação se assemelha ao da Alfabetização, a cada dia um novo ensinamento e uma nova descoberta.

Mas, no mundo alimentar infantil é natural apresentarem resistências e medos, que aos poucos serão superados. Por isso, precisamos, do apoio de vocês (família) em não enviarem lanches fora do contexto trabalhado.

Aqui pregamos que comida de verdade são aquelas vindas da natureza, somente elas têm elementos mágicos que atuam no crescimento. Já os alimentos processados, geralmente tem um alto teor de açúcar, gorduras ou sal, e esses alteram muito o paladar das crianças.

Também preciso da confiança e paciência de vocês. Tenho vivências, recursos e ferramentas que serão utilizados para fazer às crianças comerem o quê elas precisam, e não apenas o que elas gostam de comer.

No final tudo sempre dá certo!

Estou à disposição de todos, e sempre vou compartilhar o quê estou fazendo, irei ainda enviar dicas.

Dica mágica da Fada Lily

Ofereça sempre a fruta primeiro. Depois o alimento salgado e o suco natural.  O Bolo ou qualquer alimento doce, deverão  sempre ser oferecidos por último.

Um beijo mágico da Fadinha Lily✨

Nutricionista e Educadora Alimentar Infantil CRN 1379