Home » Del Rey Acontece » Aprendendo Sobre o Sistema Endócrino

Aprendendo Sobre o Sistema Endócrino

Ei… Você sabe o que é e qual a importância do Sistema Endócrino? O Sistema Endócrino é o conjunto de glândulas responsáveis pela fabricação dos hormônios que navegam pela corrente sanguínea percorrendo todo o corpo até chegar aos órgãos-alvo sobre os quais atuam.

O sistema endócrino, junto com o sistema nervoso, coordena todas as funções do nosso corpo. Os distúrbios endócrinos podem apresentar diversos sintomas que variam de intensidade e de frequência.

Para aprender tudo sobre esse tema, os alunos do 8° ano, com a orientação da professora Vivian, fizeram uma atividade diferente. Com esse objetivo, a professora utilizou a técnica de Rotação por Estações, uma Metodologia Ativa de Aprendizagem onde os alunos passam por diversas etapas, cada uma delas um uma experiência diferente sobre o tema. Dessa forma, nossos alunos ficam no centro do processo de construção do conhecimento, atuando como protagonistas da sua própria jornada.

No total, foram 6 estações montadas. Em cada uma havia uma atividade diferente, favorecendo as diferentes formas de aprender e a imersão no conteúdo abordado.

1. Estação Amarela: jogar o dado e responder a pergunta correspondente ao número sorteado.
  2. Estação Azul: observando a imagem de uma glândula (tireoide) deveriam descobrir seu nome e encontrar os sintomas da sua disfunção (hipo e hipertireoidismo).
  3. Estação Vermelha: montar um quebra-cabeça com algumas glândulas e seus hormônios.
  4. Estação Verde: completar as frases sobre o pâncreas.
  5. Estação Rosa: depois da análise de um relatório médico, deveriam descobrir qual era a doença do paciente.
  6. Estação Laranja: assistir a um vídeo sobre os hormônios e fazer uma frase com 5 palavras usadas no vídeo.

Grandes Descobertas começam em uma Grande Escola!

Agende uma visita e venha conhecer a nossa proposta: (fixo/whats) 3529-3000 ou acesse www.colegiodelrey.com.br