Home » Del Rey Acontece » Biologia na prática: Anatomia do Morcego

Biologia na prática: Anatomia do Morcego

Conduzidos pelo professor Freud, os alunos do 4º e 5º anos do Fundamental I e da 1ª série do Ensino Médio viveram uma experiência prática estudando um morcego de verdade.

Na biologia, tudo está conectado, desde o estudo das células até a compreensão da biosfera, e esta conexão pode ser feita de diversas formas. A zoologia, por exemplo, é um ramo que possui em seu cerne o estudo dos animais, porém, aprendemos também ecologia, fisiologia, anatomia e diversos outros conteúdos.

A atividade prática realizada nos quiosques do Colégio Del Rey trabalhou inúmeros conteúdos através da utilização de um espécime de morcego. Observando tal ser vivo, vários objetivos puderam ser alcançados, como: trabalhar conceitos da zoologia e da classificação dos seres vivos, mostrar a anatomia do único mamífero voador existente, destacar a importância ecológica de tais seres para a polinização e manutenção das florestas tropicais e principalmente desmistificar a imagem negativa que os morcegos passam.

A atividade foi realizada com os alunos do turno vespertino (quarto e quinto ano) e com duas turmas do ensino médio (primeira e segunda série).

A importância das aulas práticas

O professor Felipe Bueno, o nosso querido Freud, comenta a importância das aulas práticas para a aprendizagem e fixação dos conteúdos de Biologia: “As aulas práticas são uma ferramenta extremamente eficiente para a fixação do conteúdo, promovendo a materialização da teoria. Os alunos se sentiram intrigados e curiosos com relação ao diferente ser vivo, o que promoveu ricas discussões e a criação de novas ideias na mentalidade de cada um com relação a tudo de negativo que permeia os morcegos.”