Home » Del Rey Acontece » Celebrando Nossas Raízes: A Magia do Dia do Folclore e a Peteca Artesanal!

Celebrando Nossas Raízes: A Magia do Dia do Folclore e a Peteca Artesanal!

O folclore é o tesouro vivo da nossa cultura, uma tapeçaria de tradições, lendas e costumes que atravessam o tempo. É a expressão autêntica da nossa identidade, trazendo à vida os contos que foram compartilhados de geração em geração. No Dia do Folclore, celebramos essa riqueza inestimável que nos conecta com as raízes do passado e ilumina o caminho para o futuro.

Como uma homenagem a essa data significativa, os alunos do Infantil II da professora Prycilla Lopes participaram de uma aula super divertida com a produção de uma peteca artesanal, utilizando folhas de rascunho e tecido. Embarque com essa galerinha em uma jornada criativa e aprenda a fazer uma peteca artesanal, um pedaço da nossa herança.

Diversão com Tradição: Aprenda a Fazer Sua Própria Peteca e Celebre o Dia do Folclore!

Que tal mergulhar na rica herança do nosso folclore enquanto solta a criatividade? Em comemoração ao Dia do Folclore, vamos te ensinar a fazer uma peteca, um brinquedo tradicional que conecta gerações e nos lembra da importância das histórias orais transmitidas ao longo do tempo.

Passo a Passo: Como Fazer uma Peteca

Materiais Necessários:

1 retalho de tecido colorido
Linha e agulha
Areia, arroz ou feijão
Tesoura
Fita colorida (opcional)
1 retalho de tecido colorido
2 folhas de papel
Fita adesiva

Instruções:

Corte dois círculos de tecido, de aproximadamente 10 cm de diâmetro cada.
Coloque os círculos um sobre o outro, com o lado colorido para dentro.
Costure ao redor dos círculos, deixando uma pequena abertura.
Encha a peteca com areia, arroz ou feijão para dar peso.
Termine de costurar a abertura.
Para um toque colorido, amarre uma fita na base da peteca.

A Importância do Nosso Folclore e Histórias Orais

As petecas são muito mais do que um brinquedo divertido – elas carregam consigo a essência das nossas tradições e histórias. Nossa cultura é tecida com fios de contos contados de geração em geração, transmitindo valores, crenças e a identidade do nosso povo. Ao criar uma peteca, você não apenas celebra nosso folclore, mas também honra as histórias orais que moldaram nossa cultura única.

1. Graças a um trabalho inteiramente focado no desenvolvimento integral dos nossos alunos, temos atingido nosso propósito maior: favorecer a formação acadêmica e formação humana, de tal forma que sejam autores da própria história, desenvolvendo autonomia, responsabilidade, cooperação, integridade,
    justiça e honestidade. Integralmente preparados para a construção de uma história de vida feliz para si e também para a de um mundo melhor para todos.